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Universidades gaúchas desenvolvem aplicativo que auxilia no desenvolvimento motor das crianças

  • Data: 15/Mai/2023

Ferramenta que oferece suporte visual para a execução de habilidades de locomoção, equilíbrio e com bola pode ser utilizada por profissionais de saúde, professores e pais

 

Foi com o objetivo de auxiliar na demonstração de capacidades motoras fundamentais para as crianças que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveram um aplicativo chamado Fundamental Motor Skills (FMS). A iniciativa oferece suporte visual para a execução de habilidades de locomoção, equilíbrio e com bola, e pode ser utilizada por profissionais de saúde, professores e pais. A ferramenta já está disponível na Play Store e o download pode ser feito em qualquer dispositivo móvel Android.

De acordo com Fernando Copetti, professor do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e responsável pelo projeto do aplicativo na UFSM, a avaliação motora costuma ser feita a partir da demonstração das habilidades por parte dos profissionais. No entanto, há algumas dificuldades nesse processo, como manter a atenção das crianças e ter um padrão, pois cada instrutor demonstra os movimentos de uma forma diferente.

Neste cenário, o professor afirma que a ferramenta surgiu com o propósito de apresentar as habilidades de uma forma mais atrativa para as crianças, por meio do uso de animações e diferentes alternativas de personagens.

Habilidades motoras fundamentais, como correr, saltar e chutar, surgem a partir dos dois anos e se estendem até os 11 anos, idade em que a criança deve atingir o nível proficiente, ou seja, quando deve ser capaz de realizar determinado movimento com precisão. Copetti explica que essas capacidades fundamentais constituem a base para a construção das habilidades especializadas. Assim, uma boa base se torna essencial para diferentes práticas esportivas.

— Por exemplo: o arremessar por cima (habilidade motora fundamental) tem a mesma mecânica do saque de tênis, do lançamento de dardo e dos esportes com raquetes (habilidades especializadas). Estudos mostram que crianças que se sentem motoramente capazes são aquelas que se envolvem mais nas brincadeiras e jogos, o que as torna fisicamente mais ativas e auxilia na socialização — esclarece o docente, que desenvolveu o aplicativo em parceria com a professora Nadia Cristina Valentini, da UFRGS.

Funcionamento do aplicativo

Ao fazer o download do Fundamental Motor Skills, o usuário é apresentado a quatro opções de personagens: dois meninos e duas meninas, de diferentes etnias. O personagem escolhido será o responsável por demonstrar a execução de 21 habilidades motoras fundamentais de equilíbrio, locomoção e com bola, conforme descrito abaixo:

  • Habilidades com bola: agarrar com as duas mãos, passar com as duas mãos, quicar com uma mão, rebater com uma mão, rebater com as duas mãos, arremessar por cima, arremessar por baixo, chutar, volear com um pé e conduzir com um pé
  • Habilidades de locomoção: correr, deslocar de lado, galopar, mudar de direção, saltar vertical, saltitar, saltar alongado, saltar em um pé e saltar horizontal
  • Habilidades de equilíbrio: equilibrar em um pé e caminhar sobre a linha

Após selecionar a habilidade desejada, o profissional de saúde, professor ou familiar terá acesso a orientações para a realização da avaliação, bem como a instrução verbal a ser fornecida para a criança e os materiais necessários.

Também será disponibilizado uma sequência de imagens demonstrando a habilidade selecionada. Elas contêm entre quatro e seis figuras sequenciais para representar os principais critérios motores da execução. O aplicativo ainda oferece animações para cada uma das habilidades motoras (confira o vídeo abaixo). A partir da demonstração, também é possível gravar a execução do movimento com a câmera do celular e avaliá-la na sequência.

Fases da pesquisa

Para criar o aplicativo, os professores da UFSM e da UFRGS iniciaram a pesquisa com a revisão da literatura para a identificação das habilidades motoras mais importantes para o desenvolvimento da criança e a forma correta de executá-las. Em seguida, formularam as figuras estáticas que representam a sequência dos movimentos que, na fase seguinte, foram transformadas em animação. As figuras e animações também passaram pela validação de experts da área. Após ajustes, foram realizados testes de funcionalidade da ferramenta.

Com a disponibilização da ferramenta para uso, a pesquisa entrou em uma nova etapa. Os professores coletarão dados em determinadas áreas para validar as habilidades presentes no aplicativo, por meio de um estudo randomizado cruzado, que é utilizado na saúde para medir o efeito de intervenções como o aplicativo.

Esse estudo funcionará da seguinte forma: um grupo de crianças será dividido em dois para que uma parte realize a testagem com o aplicativo e a outra com a demonstração do instrutor. Após uma semana ou 15 dias, essas crianças são reavaliadas e o procedimento é invertido. Assim, ao final do estudo, será possível identificar se houve diferença na avaliação.

— O que a gente percebeu até agora é que não há diferença, ou seja, as animações conseguem transmitir as informações visuais, tanto quanto o instrutor ou avaliador, que é o objetivo do projeto — afirma Copetti, acrescentando que, se for validado, o aplicativo será importante para padronizar a demonstração e a avaliação das habilidades motoras fundamentais, além de motivar as crianças na prática de movimentos essenciais para o seu desenvolvimento.

 

Fonte: GZH

Imagem: Fundamental Motor Skills / Reprodução

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