Construção de ponte que vai substituir balsa em Nova Roma do Sul tem R$ 10,7 milhões garantidos
Esse é o único projeto contemplado na Serra e custeado por deputados e senadores
O repasse de R$ 10.772.014,88, oriundos de emendas destinadas por dois senadores e 10 deputados federais, vai custear grande parte da obra da ponte que atravessará o Rio das Antas, entre os municípios de Nova Pádua e Nova Roma do Sul. A construção da estrutura, que terá capacidade para 45 toneladas e 170 metros de extensão e que irá substituir a balsa, tem custo total de R$ 12,7 milhões.
O restante do valor será repassado pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran). De acordo com o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, o recurso está liberado desde 2019 e, com a correção da inflação, pode chegar próximo aos R$ 2 milhões.
O orçamento, aprovado pelo Congresso para 2024, prevê o valor recorde de R$ 53 bilhões em emendas parlamentares. No caso da bancada gaúcha, foram disponibilizados R$ 284,8 milhões em 2023. Para 2024, este montante sofreu reajuste de 15,4%, alcançando R$ 328,8 milhões.
A nova ponte, que ficará a cerca de 10 quilômetros do ponto onde uma nova estrutura está sendo construída com recursos da comunidade, é o único projeto contemplado pelas emendas na Serra. De acordo com o chefe do Executivo, o licenciamento ambiental foi pago pela prefeitura de Nova Roma do Sul, ao custo de R$ 75 mil. O edital para buscar a empresa interessada na obra segue com previsão de abertura para maio.
— Temos ainda um convênio com Nova Pádua para que os municípios entrem com contrapartidas, caso seja necessário. Mas acredito que não será. O edital será aberto assim que as emendas entrarem no orçamento da União e depois no orçamento municipal — explicou Pasuch.
Ponte de ferro tem pista concretada
Construída com valores arrecadados pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul, por meio de doações e venda de rifas, a nova ponte que liga o município a Farroupilha pela RS-448 teve a concretagem da pista finalizada no final da semana passada.
A previsão é que o trânsito seja liberado no dia 21 de janeiro, tempo que levará para o concreto secar. Durante esse período serão feitas as cabeceiras para acesso à ponte, tanto no lado de Farroupilha quanto no sentido de Nova Roma do Sul. A nova ponte de ferro é quase dois metros mais alta que aquela que foi destruída pela força das águas do Rio das Antas, em setembro do ano passado.
A liberação do trânsito depende de um laudo feito pela empresa Concresul, que vai monitorar a cura do concreto semanalmente. Antes disso, é preciso instalar o guarda corpo e realizar a pintura da pista.
Fonte: Pioneiro
Foto: Porthus Junior / Agência RBS
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